Biblioteca Pública Manoel Fiorita

A Biblioteca Pública Manoel Fiorita (BPMF) foi inaugurada em 26/09/2002, recebendo o nome de Biblioteca Ramal Zona Norte e mudou para Biblioteca Manoel Fiorita em 29/04/2004,  localizada na Av. Getúlio Vargas, 1634, Piratininga – CEP 06233-020 – Zona Norte de Osasco  (veja   mapa).  A biblioteca está instalada em um sobrado com sua área divida em piso inferior (setor circulante); piso superior (recepção, setores infanto-juvenil, acervo geral, áreas de pesquisa).

O acervo é também formado por doações selecionadas da comunidade e possui mais de 7 mil exemplares. Conta também com assinatura de periódicos: Folha de S.Paulo, O Estado de São Paulo, Veja, IstoÉ  e Superinteressante.

Presta os seguintes serviços para Comunidade: empréstimos de livros, apoio na pesquisa local, salas para estudo em grupo e individual, hemeroteca (jornais e revistas), visita monitorada, contação de histórias, curso de artes plásticas, teatro e  sessões de *biblioterapia.

A biblioterapia é uma atividade que utiliza materiais de leitura com função terapêutica para o bem-estar e maior qualidade de vida. Este trabalho é realizado em parceria com a Secretaria da Saúde (Programa de Saúde Mental), em conjunto com terapeuta ocupacional e bibliotecária. Sessões são agendadas com famílias interessadas, que se encontram semanalmente na BPMF para a terapia com contação de histórias. Para isso, são formados dois grupos: um com crianças (dividido em faixas etárias) e outro com mulheres. Atividades diferentes são selecionadas para cada grupo e as contações de histórias são organizadas com discussões focadas nestes grupos. Neste contexto, a bibliotecária conta histórias e propõe brincadeiras, desenhos ou pinturas e a terapeuta faz as suas intervenções, conforme as atividades aplicadas. Acompanha também as atividades um fisioterapeuta da Secretaria da Saúde que inicia os trabalhos com sessões de relaxamento. Para o próximo ano existem propostas de atividades artesanais e de auto-estima para o grupo de mulheres. Participe!

Quem foi Manoel Fiorita, nome que identifica a biblioteca?

O homenageado, Manoel Fiorita, nasceu em 19/11/1919, na cidade de Osasco. Nos anos 50/60, fez parte do movimento de Emancipação Administrativa de Osasco, atuando como ativista no Movimento do Sim, que mobilizava a emancipação de Osasco e criação da cidade. Participou da organização da primeira Prefeitura da cidade (1962), apoiando a implantação do Conselho Municipal de Esporte, que trouxe para Osasco as primeiras atividades esportivas. Como vereador, colaborou na implantação dos Ginásios de Esporte e Estádio Municipal, assim como na cessão de área ao SESI, no Jardim Piratininga, possibilitando a instalação de quadras de esporte, pista de atletismo, teatro etc. Trabalhou no extinto Frigorífico Wilson e foi um dos fundadores do Círculo Italiano de Osasco. Recebeu os títulos de Comendador, pela Sociedade Geográfica Brasileira, Diploma de Osasco e Medalha Antônio Raposo Tavares, pelos serviços prestados à comunidade Osasquense. Faleceu em 18/06/2003.

Gostaria de emprestar algum livro para ler em casa?

Para emprestar alguma obra é necessário ser sócio da biblioteca, residir em Osasco e aceitar os regulamentos propostos pela BPMF.

Ficar sócio é facil e rápido, precisa apenas: uma foto recente 3×4 ou 2×2, comprovante de residência recente (até 3 meses) e RG. *A inscrição de quem tem menos de 16 anos (mas já é um grande leitor) precisa ser feita pelo responsável adulto.

Você pode levar até 2 obras, com títulos diferentes, e ficar com eles por 15 dias.

Dias e horário de funcionamento:   segunda a sexta, das 8h às 17h

+ informações ou dúvidas, fale com a Bibliotecária:

  telefone: 3696-5959