Biblioteca Pública Monteiro Lobato

A Biblioteca Pública Monteiro Lobato (BPML) foi criada por meio da lei 162, de 20/09/1963, um ano após a emancipação da cidade de Osasco, que teve como primeiro prefeito o Sr. Hirant Sanazar.  Após sua criação a BPML foi instalada em abril de 1965 num antigo prédio localizado à rua Antonio Agú. Em outubro do mesmo ano a biblioteca foi transferida para um prédio mais amplo, localizado à rua Primitiva Vianco, porém,  com a mudança da prefeitura para o Paço Municipal, a biblioteca passou a ocupar o antigo prédio da municipalidade, à Avenida dos Autonomistas. Em janeiro de 1972, instalou-se à rua Pedro Fioretti. Em 1978 foi transferida para à rua Salem Bechara, no Bairro do Bela Vista. Em 1982, uma nova mudança foi realizada para à rua Dimitri Sensaud de Lavaud, onde atualmente está instalado o Espaço Cultural Grande Otelo. No ano seguinte a biblioteca foi transferida para prédio na rua Dr. Mariano J.M. Ferraz onde ficou até 1996, quando finalmente em 28 de dezembro deste mesmo ano inaugurou prédio próprio localizado na avenida Marechal Rondon, 260, na região central de Osasco (veja mapa), durante a administração do prefeito Dr. Celso Giglio, o qual em setembro de 2002 também inaugurou mais duas bibliotecas ramais: Biblioteca Manoel Fiorita, localizada na Av. Getúlio Vargas, 1634, Helena Maria – Zona Norte e a Biblioteca Heitor Sinegaglia, localizada na Praça Sabamta, 98, Olaria do Nino – Zona Sul. Na gestão do prefeito Emídio de Souza, inaugurou-se em 09/04/2008, a Banca Biblioteca Rochdale, no Parque Ecológico do Rochdale.

Conheça os serviços e setores da biblioteca:

  • Circulante – empréstimo de romances, poesias, peças teatrais etc
  • Extensão cultural – atividades culturais, nos espaços internos e externos da biblioteca
  • Hemeroteca – acervo de boletins, folhetos, jornais, panfletos, revistas etc
  • Infanto-juvenil – consulta e ou empréstimo acervo de livros, revistas, gibis e jogos educativos
  • Multimídia – acesso à Internet [de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 19h30; aos Sábados das 9h15 às 12h e das 13h às 16h45]
  • Pesquisa – apoia a consulta local de livros de referência (enciclopédias, dicionários, atlas); livros didáticos e outros materiais

Gostaria de emprestar algum livro para ler em casa?

Para emprestar alguma obra é necessário ser sócio da biblioteca, residir em Osasco e aceitar os regulamentos propostos pela BPML.

Ficar sócio é facil e rápido, precisa apenas: uma foto recente 3×4 ou 2×2, comprovante de residência recente (até 3 meses) e RG. *A inscrição de quem tem menos de 16 anos (mas já é um grande leitor) precisa ser feita pelo responsável adulto.

Você pode levar até 2 obras, com títulos diferentes, e ficar com eles por 15 dias.

Fique atento à Programação Cultural da Biblioteca! Visitas monitoradas para escolas e grupos com hora do conto, círculos de cultura, exposições, cursos e palestras, pesquisas direcionadas e oficinas culturais.

+ informações ou dúvidas, fale com a Bibliotecária:

telefone: 3681-9135

e-mail: bibliotecacentral@osasco.sp.gov.br