3ª Conferência Nacional de Cultura

Conferência, seja em qualquer nível de governo que for realizada, tem por objetivo promover a participação da sociedade na formulação de políticas públicas. No nosso caso, deste blog Biblioteca é muito +, interessam as políticas públicas para Cultura e Informação focadas na Biblioteca Pública.

Além disso, este evento público tem o papel de avaliar as metas estabelecidas em Conferências anteriores, registrando o aconteceu e o que faltou para acontecer. Trata-se do exercício da cidadania.

Neste ano vai acontecer entre os dias 26 a 29 de Novembro, em Brasília, a 3ª Conferência Nacional de Cultura, tendo como tema central “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, desdobrados em:

• Implementação do Sistema Nacional de Cultura: foco no impacto da Emenda Constitucional nº 71 de 21/11/2012 para gestão e organização da cultura e a participação social, nas três esferas de governo;

• Produção Simbólica e Diversidade Cultural: o ponto central é o fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial;

• Cidadania e Direitos Culturais: discute a garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para diversidade étnica e racial;

• Cultura e Desenvolvimento: refere-se às questões da economia criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável.

Se você quiser saber mais sobre o tema, regimento interno e mais detalhes da 3ª Conferência Nacional de Cultura acesse aqui

No entanto, as discussões e propostas para a Política Nacional de Cultura, que serão debatidas e votadas na 3ª Conferência Nacional, emergem de discussões e formulações elaboradas nas Conferências Municipais e Estaduais. Desse modo, sendo base para uma discussão nacional, a participação nas Conferências Municipais é de fundamental importância por ser o momento oportuno e o espaço ideal para apoiarmos as Bibliotecas Públicas com ideias que serão debatidas, representadas e votadas. Esta é uma maneira de inserir a Biblioteca Pública na pauta e agenda da política cultural.

Ainda vale destacar que, neste momento do debate municipal, serão eleitos os delegados municipais para a Conferência Estadual de São Paulo onde, por sua vez, serão escolhidos os delegados estaduais que vão representar os interesses culturais do Estado de São Paulo em Brasília.

Desse modo, a participação de todos os interessados na causa da Biblioteca Pública tem nas Conferências Municipais um importante instrumento de representação, bem como um espaço democrático para propor novos caminhos para a Biblioteca Pública.

Por isso, verifique quando a conferência ocorrerá em seu município. Aqui em Osasco, a 3ª Conferência Municipal de Cultura será realizada no dia 9 de julho [mudou para 10 de agosto, veja aviso completo aqui], no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, das 9h às 16h. É necessário fazer inscrição entre 11 a 28 de junho [até dia 8 de agosto]. Mais informações, acesse edital 937 pag. 13.

Agora pense na importância dessas conferências e responda: “A quem cabe discutir e representar os interesses da Biblioteca Pública?”

Anúncios

Um pensamento sobre “3ª Conferência Nacional de Cultura

  1. Pingback: 3ª Conferência Nacional de Cultura | Blogs literários e de bibliotecários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s